terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cartas de Amor aos Mortos 



Autora
: Ava Dellaira

Editora: 
Seguinte

Categoria:
 Literatura Estrangeira

Páginas:344

Lançamento:
 
2014

Compre AQUI






“Penso em você pequena, em dezembro, na cidade onde cresceu, perto do deserto de Mojave, sapateando no palco do cinema de seu pai. Cantando músicas de Natal. Você aprendeu logo que os aplausos fazem alguém se sentir amada.”
De longe, o melhor drama teen que li!
Ava Dellaira soube prender os leitores logo na primeira carta endereçada ao músico Kurt Cobain ( Vocalista do Nirvana, banda grounge dos anos 90)
Cartas de Amor aos Mortos, conta a história de Laurel que por meio de cartas conta a sua trajetória de vida. Com pouco mais de 15 anos a menina carrega um histórico um tanto quanto emocionante.
Tudo começa quando em seu primeiro dia de aula em sua nova escola, a professora pede que os alunos escrevam uma carta para alguém morto. Laurel sente-se incomodada, pois sua nova professora tem conhecimento do passado trágico de sua vida, contrariada ela resolve contar isso para Kurt Cobain. Através deste exercício ela percebe que isso acalma seu coração cheio de marca, então ela passa a endereçar as cartas para outros ícones populares para a sua época. Desde Amélia Earhart, Jim Morrison, Joaquim Phoenix, Judy Garland , Janis Joplin e por fim Amy Winehouse ( Abro esse parenteses, para dizer que o livro tem um alto conteúdo informativo sobre a vida e obra dessas pessoas o que te leva a pesquisar ainda mais sobre seus passados, te levando a conhecer muito além do que aquilo que a mídia os vinculou em suas épocas).
Todos tem um passado conturbado, que dá a Laurel a sensação de que não está sozinha.
Seus dias na escola vão passando e aos poucos Hannah e Natalie se aproximam dela. O círculo de amizade cresce e logo ela se vê cercada de bons amigos, desde a aspirante a hippie, ao maconheiro do colégio, da garota que sai com todos os garotos, mas que na verdade se relaciona com outra garota, todos com suas histórias de vida conturbadas, mas que mantém o bom humor e a leveza.
Até que ela conhece Sky, o garoto com passado suspeito e de poucos amigos.
Com o passar das cartas, somos levados pela curiosidade para saber o que de fato aconteceu com a família de Laurel (embora você já imagine)
Ela, com muito esforço, tenta levar uma vida normal, apesar de morar uma semana com seu pai e na outra com sua tia, já que sua mãe foi embora após a morte de sua filha mais velha May. ( isso não é spoiler)
Laurel se culpa pela morte da irmã e através das cartas escritas aos mortos, ela nos dá pistas do que aconteceu.
Em uma narrativa emocionante CDAAM mostra tanto a personalidade da personagem como também a personalidade dos astros contemporâneos que fazem um paralelo com sua história.
Enquanto eu lia, tive a sensação de que o livro tinha sido escrito para mim. De certa forma mesmo tendo uma linguagem adolescente, o relato de vivência dos jovens não deixa de se encaixar em determinados fatos de sua vida.
“Mas, na vida, a gente nunca tem certeza do que vai acontecer, mesmo que planeje tudo. Pode haver uma reviravolta…”
” Quero ser purificada, quero queimar todas as lembranças ruins. E talvez a paixão faça isso. Que uma vida, uma pessoa, um momento que você precisa manter, fique com você até a eternidade.”
Uma leitura que com certeza, vale muito a pena, não só ao publico teen, mas como todos os outros. É um silencioso grito de socorro que muitas vezes não enxergamos, porque as pessoas estão preocupadas demais em não incomodar ninguém, mas que talvez, se você olhar com atenção, ela realmente necessite de algo. E é isso que o livro nos transmite.
Espero que tenham gostado, até a próxima. 

0 comentários:

Postar um comentário